04/05/2016

Game Dev Meet Lisbon Live! #1

Na passada sexta-feira, dia 29 de Abril, realizou-se o encontro mensal de criadores de jogos em Lisboa, realizado na sede da Microsoft Portugal, no Parque das Nações. 

Para os que possam não conhecer o evento; todas os meses organizam-se encontros informais, tanto em Lisboa como no Porto, onde tanto criadores estabelecidos como iniciantes (curiosos também estão convidados) podem partilhar experiências, discutir sobre a criação de jogos, e expor os jogos em que andam a trabalhar ou já completados. Qualquer pessoa pode simplesmente levar um portátil (ou qualquer outra plataforma), mostrar o seu jogo e experimentar os jogos feitos por outros. Os encontros fornecem a oportunidade para receber feedback por parte de outros developers, discutir ideias e socializar.


Nesta ultima edição do evento em Lisboa, estiveram em exposição 3 projectos, dois deles produtos de game jams e o outro um projecto ainda em desenvolvimento.



Da autoria de Joana Almeida (arte e programação) e Tiago Rodrigues (audio e música), The Summit foi um jogo desenvolvido ao longo de duas semanas para a LowRezJam 2016, em que os participantes teriam de criar um jogo com uma resolução máxima de 64 x 64 pixeis, podendo usar uma qualquer plataforma de desenvolvimento, com tantas cores quanto quisessem, com qualquer fidelidade sonora, tanto em 2D como 3D.

Em The Summit o jogador terá de lutar, manter-se quente e evitar a fome, a fim de sobreviver. Trata-se de um jogo de acção com alguns elementos de sobrevivência e de RPG. Poderão experimentar o jogo em https://iohanna.itch.io/thesummit

Para saber mais informações e/ou contactar os autores, deverão visitar:

Joana Almeida

Tiago Rodrigues



Funky Spy & The Hacker Guy é o nome de um jogo feito durante a Nordic Game Jam por José Castanheira, Isaque Sanches e Simon Stevnhoved Rasmussen. Nas palavras dos autores: 

"Trata-se de um jogo de stealth co-op local, em que os dois jogadores têm controlos diferentes. Um controla o espião com o teclado, navegando por um nível com cameras, e o outro controla o hacker com o rato e ouvindo o som do jogo. Este ultimo associa as câmaras aos computadores espalhados pelo nível que o espião pode desactivar para avançar. A ideia consistia em que o hacker fizesse "leak" da informação que o espião necessitasse, brincando mecanicamente com o tema 'leak' (que era o tema da game jam)".


Para saber mais informações e/ou contactar os autores, deverão visitar:

José Castanheira
   Website | Twitter

Isaque Sanches
   Itch | GameJolt



Com o nome de código (título temporário) Battle Salloon, foi exposto um protótipo de um jogo presentemente em desenvolvimento pela Typical Game Studios. Um jogo multi-player que faz lembrar o jogo da "batata quente", mas que permite aos jogadores atacarem os seus oponentes (com um soco, por exemplo). Presentemente o estúdio ainda está a estudar possíveis modos de jogo, e outras mecânicas secundárias que possam suportar e expandir a sua mecânica central.

Para saber mais informações e/ou contactar a equipa, deverão visitar:

Typical Game Studio


Na ultima hora do encontro, como tem vindo a ser habitual, é organizada uma "talk" com game developers estabelecidos. No entanto, nesta edição houve a agradável surpresa de em vez de se assistir a uma palestra, foi organizada uma video-chamada com o estúdio argentino OKAM Studio, responsável pela criação do jogo The Interactive Adventures of Dog Mendonça and Pizzaboybaseado na banda desenhada Dog Mendonça & Pizzaboy do português Filipe Melo.


Os criadores de jogos portugueses tiveram assim a oportunidade de falar com Martina Santoro (CEO), Lucas Gondolo (Lead Producer & Designer), Juan Linietsky (Technical Director) e Santiago Villa (Art Director), sobre o funcionamento do estúdio, o processo de desenvolvimento do jogo, a campanha de Kickstarter que realizaram para financia-lo, como foi trabalhar com o autor português, entre tantos outros temas e perguntas. Escusado será dizer que para além de toda a informação útil e interessante que se adquiriu com esta conversa, o ponto mais alto foi mesmo a simpatia e disponibilidade por parte dos elementos do estúdio para falar e responder às perguntas de quem esteve presente, mesmo face a cortes constantes na chamada, devido à má ligação.


Para saber mais informações sobre o estúdio e o jogo, deverão visitar:

OKAM Studio
   Website |  Twitter | Steam


Por último, esta edição do Game Dev Meet foi especial por ser a primeira vez em que o evento foi oficialmente transmitido em 'live-stream', de forma a quem não teve a possibilidade de comparecer fisicamente, pôde participar e assistir ao encontro online. Para os interessados, aqui fica o link para a gravação do mesmo: https://goo.gl/DsC1t2

Deixo-vos com fotos do evento. Até ao próximo, continuem a fazer jogos.